Inovação na Pandemia

Aliança Hospitalar desenvolve novas soluções em 2020

Durante a pandemia da Covid-19, a Aliança Hospitalar conseguiu lançar dois de seus novos softwares: o Verzo Gestão de Medicamentos e o Verzo OtimizaMed. “As novidades vieram após análise dos impactos do vírus ao redor do mundo e da percepção de que era necessário que a marca se reinventasse”, revela o fundador e CEO, Filipe Oliveira.

O objetivo da solução Verzo Gestão de Medicamentos é auxiliar as áreas de farmácia e cadastro de hospitais nos controles de registros regulatórios e de tabelas de mercado. “Nós desenvolvemos uma metodologia própria que indica oportunidades de substituição de itens por equivalentes a fim de reduzir glosas e bloqueios, além de aumentar a rentabilidade e apoiar a farmacovigilância”, revela Oliveira.

A ideia da empresa foi formular um produto de fácil adesão e que trouxesse resultados rápidos e eficientes para seus usuários. O Verzo Gestão de Medicamentos consegue operar em qualquer hospital, independentemente de seu sistema de gestão, além de ser implantado em cerca de dois dias. “Iniciamos a comercialização do software em maio de 2020 e hoje já estamos em hospitais de sete estados do Brasil”.

Já a solução Verzo OtimizaMed foi criada para auxiliar a recuperação financeira dos hospitais, permitindo análises farmacoeconômicas com mais facilidade, frequência e escala; e análise de margem e custo. “Consideramos oportunidades de ganho financeiro não só com padronização de novos medicamentos, mas também na concentração em apenas um laboratório dentre diversos já padronizados”.

Oliveira ainda reforça como é fundamental levar em conta os mais variados modelos de remuneração. “Vamos além da curva A e, muitas vezes, as oportunidades vêm de itens da curva B, C ou de diferentes composições de modelos de remuneração em diferentes unidades de negócios”.

Fundada em 2015, a Aliança Hospitalar conseguiu superar diversos desafios durante a pandemia da Covid-19 graças aos seis anos de experiência e hábil capacidade de adaptação. “Nós nos reinventamos e conseguimos oferecer as ferramentas de apoio para os hospitais se adaptarem a esse cenário caótico, aumentarem a segurança de seus pacientes e até melhorarem seus resultados financeiros”, reforça.

O CEO considera que a empresa conseguiu aprender muito durante esse período e até se saiu fortalecida. “Desde que começamos no mercado, os hospitais passaram a sentir o impacto que a tecnologia pode ter em seus processos e resultados e isso se firmou em 2020”, reflete Oliveira.

Dentre os apoiadores e investidores da área da saúde, a empresa conta com professores de Harvard, empresários americanos e cingapurianos, além de médicos brasileiros de renome, como José Luiz Setubal, Fabio Adams e Fabio Jung.

Os planos para 2021 envolvem investir em novos produtos e em atualizações de suas ferramentas atuais, visando atingir um mercado mais amplo. A empresa também acredita ser fundamental ouvir os problemas de seus atuais clientes e inovar para conquistar novos parceiros. “Acredito que nosso expertise e equipe qualificada em inteligência artificial podem ajudar isso a se tornar realidade”, comenta Oliveira.

(11) 98298-0091